Perspective 45
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

História da perspectiva 45º

+3
Andre
Marcotonio
Krex
7 participantes

Ir para baixo

História da perspectiva 45º Empty História da perspectiva 45º

Mensagem  Krex Ter Ago 17, 2010 6:52 pm

Tá ai algo que eu nunca li em lugar algum: a história da perspectiva 45º. Quem foram os spriters que começaram com essa perspectiva? Quem fazia os sprites do Tibia no começo? Quem eram os grandes spriters? O que evoluiu desse tempo pra cá? Quem são os melhores do tempo atual?

Acho que se cada um dos mais antigos aqui (Marcotonio, Marcinhow, Galiant, Look~ e etc) postar um pouco do que sabe da pra fazer um artigo legal Amazed
Krex
Krex
Aprendiz

Posts : 177
Join date : 09/07/2010
Age : 33
Location : Camaçari - Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

História da perspectiva 45º Empty Re: História da perspectiva 45º

Mensagem  Marcotonio Ter Ago 17, 2010 11:16 pm

Os sprites de Tibia no começo não eram de Tibia. Aliás, nem seguiam a perspectiva 45º fielmente.

Eram em suma gráficos retirados do jogo Ultima VI:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Após o sucesso do jogo é que a equipe realmente começou a modificar e produzir, pois inicialmente Tibia era um "projeto de quarto", servidores pequenos, mais locais, se não me engano utilizavam um servidor da Faculdade secretamente. AHEUAHEUHAEUH

Sobre a perspectiva em 45º eu não sei dizer muito, apenas duas coisas:

Perspectivas de cima, com os personagens "retinhos" eram o principal estilo dos jogos de RPG:

Final Fantasy V:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Ultima IV:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Então um dos motivos da perspectiva 45º surgir foi a vontade de inovar.

Outro motivo, que eu acredito ser o motivo de escolherem 45º, e não qualquer outro como 60º ou 10º, é o da praticidade:

Você só precisa fazer personagens em duas poses: frente e costas. Depois, é só girar que estão feitas as posições laterais.
Até mesmo os jogos 90º precisam de pelo menos 3: frente, lado e costas. Só o de lado que pode ser re-aproveitado para fazer o outro lado.

Quanto a nomes de grandes spriters, eu prefiro não comentar, nunca pesquisei muito sobre a carreira deles, o Galiant tem um bom conhecimento disso, acredito. =)
Marcotonio
Marcotonio
Juíz
Juíz

Posts : 382
Join date : 06/07/2010
Age : 32
Location : Belo Horizonte

http://caradecajina.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

História da perspectiva 45º Empty Re: História da perspectiva 45º

Mensagem  Krex Ter Ago 17, 2010 11:33 pm

Então, a parte dos sprites do Ultima eu sabia. Mas depois começaram a vir novos sprites, e já ouvi falar em algum lugar que eram os proprios jogadores que doavam, inclusive que certos updates eram quase todos com sprites doados por uma mesma pessoa... mas quem? x.x
Também já li que na staff do Phobos tem uma galera que já era spriter das antigas... mas ai o André tem que explicar melhor Amazed
Krex
Krex
Aprendiz

Posts : 177
Join date : 09/07/2010
Age : 33
Location : Camaçari - Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

História da perspectiva 45º Empty Re: História da perspectiva 45º

Mensagem  Andre Qua Ago 18, 2010 4:04 am

A coisa vai bem por aí como o MArcotonio nos cituou! ;)

Sobre o Phobos...antigamente existia um forum muito famoso chamado "World of Tibia" vulgarmente chamado de "WOT" e também um site totalmente dedicado a galeria de sprites chamado "Wolves on prey" que fazia parte do WOT.

Ambos os forums eram utilizados por vários artistas e aspirantes. Os próprios desenvolvedores dos gráficos do Tibia postavam suas obras no site, além de vários tutoriais e tudo que se tinha direito. Queriam com isso, encontrar novos artistas para integrar a equipe como Free lancers.

De fato, pelo menos 4 artistas que conheci no WOT são atualmente spriters da Cipsoft. São eles: Oin, Gyphonart, Izuael e Froli (Lord Ariakas).

Com o tempo, novos spriters foram surgindo, alguns enviaram seus trabalhos pra cipsoft (eu fui um desses rs) mas decidiram seguir seu próprio caminho ou foram obrigados a isso como no meu caso (Na época o Jan Pedroietta disse que meus sprites eram bons e promissores mas eu precisaria de um portifolio bem estruturado para que os artistas pudessem analisar e de fato me pagarem pelos sprites. Ele disse que não poderia aceitar doações pois temia problemas com copyright).

Foi então que Robbert D'Vries resolveu começar o projeto antes intitulado "The Last Myth" que contou com a ajuda de vários spriters experientes vindos da WOT como: Alenius (Komaster), René (Eloryn), Sven (Redshrike), Tim (LoreA) e Axel (Dogzern).

Outros talentosos artistas também integraram a equipe do projeto "The Last Myth" no início do seu desenvolvimento. Foram eles "pingly", "Eau-lit", "Artfire", "Soza" e "Leath".

Todos se tornaram inativos com o tempo e o projeto estagnou por muito tempo devido a isto.
Entretando, os artistas oficiais que continuavam trabalhando se focaram também no desenvolvimento de um site e forum próprios, e começaram a desenvolver todo o design daquilo que hoje seria o Phobos.

Com o tempo surge a oficialização do projeto com a criação da "Myth Entertainment" e "The last Myth" se torna "Phobos". Após uma propaganda no TibiaNews sobre as novas possibilidades que Phobos tinha em comparação ao tibia(como sentar) os primeiros test servers começam a atrair jogadores e é claro, sendo muitos deles artistas, o número de fãs postando suas obras no site também aumentaram.

Assim a WOT foi perdendo seu valor, visto que houve um abandono dos moderadores e também uma ausencia constante dos bons artistas que alimentavam e suportavam o site. Agora, o "escape gráfico" por assim dizer era e continua sendo o Forum do Phobos. Nele surgiram bons artistas como Nordberg, Slurpy, The Edible Napkin e NaBruno por exemplo.

Com o tempo, eu (que ja tinha experiencia por quaqse um ano de pixel art no TibiaBr e também na WOT) resolvi postar meus sprites no forum do Phobos. Por quase um ano e meio fiquei treinando e me aprimorando até que consegui aperfeiçoar meus sprites até ser enviado a uma seção privada do Forum chamada "Boot Camp" ela está na seção "The Artist's corner" mas é oculta para usuários não selecionados.

No Boot camp estão listas de sprites que são considerados secundários mas necessários para o Sprite File do Phobos. Assim os artistas que lá estão podem ajudar a equipe e serem avaliados severamente por toda a equipe de artistas e desenvolvedores da Myth Entertainment.

Depois de 4 meses no Boot Camp, fui chamado para um novo período de triagem no phobos tendo acesso a seção de desenvolvimento gráfico do jogo. Assim poderia contribuir efetivamente para o projeto, mas ainda assim era um teste para ver minha rate de sprites/dia e como conseguia fazer isso sem afetar a qualidade dos meus sprites.

Depois de um mês de triagem me tornei um artista oficial, e hoje estou desenvolvendo junto com os demais membros as novas cidades de Aerath, entre elas a grande capital Empo Sar com todo o conteúdo gráfico que requerem. Objetivo principal para o Update e Lançamento do Phobos como um jogo oficial fruto deste projeto de tantos anos.

shy
Andre
Andre
Phobos Member
Phobos Member

Posts : 2043
Join date : 06/07/2010
Age : 35

https://perspective45.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

História da perspectiva 45º Empty Re: História da perspectiva 45º

Mensagem  Krex Qui Ago 19, 2010 8:52 pm

Wow!
Post bem legal André!
Sempre tive curiosidade de saber sobre isso, principalmente onde estão atualmente os spriters antigos :D

Obrigado!
Krex
Krex
Aprendiz

Posts : 177
Join date : 09/07/2010
Age : 33
Location : Camaçari - Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

História da perspectiva 45º Empty Re: História da perspectiva 45º

Mensagem  pyrodevir Qua Out 06, 2010 12:29 am

Nossa, d+, isso inspira muito.
pyrodevir
pyrodevir

Posts : 6
Join date : 28/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

História da perspectiva 45º Empty Re: História da perspectiva 45º

Mensagem  3Pack Qui Mar 31, 2011 8:42 pm

Pow André, agora que vc falou do Phobos deu até uma lembrança e vontade de jogar.. auhea
Empo Sar no último TS tava em criação ainda.. mas tinha uma cidade ao leste dela, q nem me lembro o nome, todo mundo caçava os Humans lá.
A Myth podia mandar umas screens ein.. mas sem revelar o que tem de novidade, pra evitar que 'concorrentes' copiem.

3Pack
Aprendiz

Posts : 109
Join date : 19/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

História da perspectiva 45º Empty Re: História da perspectiva 45º

Mensagem  Deathwish Qua Dez 21, 2011 9:53 pm

O Tibia foi originalmente desenvolvido como uma versão multiplayer do Ultima 6. É possível ver claramente as semelhanças nas duas imagens abaixo:

Ultima VI
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Tibia
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Deathwish

Posts : 17
Join date : 21/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

História da perspectiva 45º Empty Re: História da perspectiva 45º

Mensagem  Lucas Flores Qui Dez 22, 2011 1:14 am

Para quem não sabe e tem vontade de jogar um excelente jogo, ainda existem servidores do UO, o famoso Ultima Online, já fez muito sucesso um dia.
Segue Spoiler com Link's para alguns Shard's e imagems.
Spoiler:

Spoiler:
Um pouco de nostalgia isso me dá. ^^
Lucas Flores
Lucas Flores
Monitor

Posts : 720
Join date : 24/08/2010
Age : 27
Location : Mundo Fake, 10ª Avenida, 105

Ir para o topo Ir para baixo

História da perspectiva 45º Empty Re: História da perspectiva 45º

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos