Pêlos
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Pêlos
Gostaria de saber se algum spriter experiente ou que esteja acostumado a fazer tal estilo de textura poderia fazer um pequeno tutorial de como fazer pêlos, estilo o que vamos bem frequente em Bears, não me precisa ser muito detalhado, apenas explicando a idéia geral de um modo que se possa seguir em diante sozinho está bom, só não sei realmente como começar.
Crowley- Posts : 12
Join date : 07/07/2010
Age : 32
Re: Pêlos
A idéia geral é a seguinte..
Como vc vai trabalhar com um espaço muito pequeno (Mesmo com o canvas de dimensão 64x64) não é aconselhavel tentar fazer fios. O ideal é mostrar uma grande quantidade de pêlo que sobrepõe uma outra camada.
No geral pelos são feitos com cores de baixa saturação ou AA bem intenso. Não existe muito contraste, pelo menos na minha forma de se fazer pêlos. O grande truque está nas terminações. Note no meu werewolf como, de modo geral, não detalhei os pêlos. Apenas usei cores pouco saturadas e nas terminações (ombro, braço e cauda) eu usei um pouco mais de contraste pra indicar a sobreposição dos pelos sobre uma camada mais baixa.
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na cauda eu ainda detalhei mais as terminações, para evidenciar ainda mais que o revestimento é feito por pêlos, que adiquirem tal formato.
Tudo ou praticamente tudo está nas terminações e na utilização de cores de baixo contraste ou muito bem AA. Isso não significa que estarão Blurried. Usar blue aqui, deixaria a pelagem com aspecto de travesseiro (Pillow shaded) por isso o ideal é indicar a luz com luz de baixa saturaçãoe e fazer um AA geral. O contraste só é mais intenso nas areas de sombra ou quando em contato com o outline. Dessa forma o sprite se destaca mais e os detalhes são mais bem vistos =)
Como vc vai trabalhar com um espaço muito pequeno (Mesmo com o canvas de dimensão 64x64) não é aconselhavel tentar fazer fios. O ideal é mostrar uma grande quantidade de pêlo que sobrepõe uma outra camada.
No geral pelos são feitos com cores de baixa saturação ou AA bem intenso. Não existe muito contraste, pelo menos na minha forma de se fazer pêlos. O grande truque está nas terminações. Note no meu werewolf como, de modo geral, não detalhei os pêlos. Apenas usei cores pouco saturadas e nas terminações (ombro, braço e cauda) eu usei um pouco mais de contraste pra indicar a sobreposição dos pelos sobre uma camada mais baixa.
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na cauda eu ainda detalhei mais as terminações, para evidenciar ainda mais que o revestimento é feito por pêlos, que adiquirem tal formato.
Tudo ou praticamente tudo está nas terminações e na utilização de cores de baixo contraste ou muito bem AA. Isso não significa que estarão Blurried. Usar blue aqui, deixaria a pelagem com aspecto de travesseiro (Pillow shaded) por isso o ideal é indicar a luz com luz de baixa saturaçãoe e fazer um AA geral. O contraste só é mais intenso nas areas de sombra ou quando em contato com o outline. Dessa forma o sprite se destaca mais e os detalhes são mais bem vistos =)
Re: Pêlos
O que tenho o hábito de fazer é pegar a textura desejada e diminuir até um tamanho sprite-like.
No caso de pelos, cheguei à mesma conclusão das terminações explicada pelo André através disso...
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As cores são em sua maioria misturadas, sem grande contraste, mas as pontas sempre têm uma agitação maior, mais tons, ou ao menos tons mais diferenciados.
Claro que se pender demais para o realismo, o resultado será bem embaçado e não ficará tão chamativo.
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Nesses casos, os contrastes são bem mais abusados, se você pensar bem é como se cada pelo tivesse 2cm de diâmetro, mas mesmo assim fica um bom efeito de pelo.
André, pode falar mais das "cores insaturadas"? Não peguei muito bem. Suponhamos que eu queira fazer pelos azul-ciano-mágico-brilhante-gay. A regra se aplica?
No caso de pelos, cheguei à mesma conclusão das terminações explicada pelo André através disso...
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As cores são em sua maioria misturadas, sem grande contraste, mas as pontas sempre têm uma agitação maior, mais tons, ou ao menos tons mais diferenciados.
Claro que se pender demais para o realismo, o resultado será bem embaçado e não ficará tão chamativo.
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Nesses casos, os contrastes são bem mais abusados, se você pensar bem é como se cada pelo tivesse 2cm de diâmetro, mas mesmo assim fica um bom efeito de pelo.
André, pode falar mais das "cores insaturadas"? Não peguei muito bem. Suponhamos que eu queira fazer pelos azul-ciano-mágico-brilhante-gay. A regra se aplica?
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