Perspective 45
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Duvida iluminação swords

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Mensagem  Fernando Sáb Abr 16, 2011 9:34 pm

Duvida:
A luz vem do noroeste na maioria dos sprites, incluindo as espadas.

Eu tomei a liberdade de pegar uma espada daqui. (espero que não tenha problema)
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
O circulado de verde é mais escuro que o circulado de vermelho,
A luz como vem do noroeste não deveria atingir os dois lados igualmente?
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Mensagem  henriquegb Sáb Abr 16, 2011 10:40 pm

realmente faz sentido.
porem a espada que vc pegou tem um formato +- assim <>
entao a luz bate aki -> <>
e depois rebate do otro lado <> <-

se nao conseguir entender me fala que eu faço por imagens.
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Mensagem  Fernando Sáb Abr 16, 2011 11:05 pm

Realmente não entendi sua explicação.
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Mensagem  henriquegb Sáb Abr 16, 2011 11:06 pm

era de se esperar. vou fazer com "imagems"
depois eu edito aki.
ou espere o andre ou os demais componentes do forum postar.


edit--
agora talvez vc entenda nao vem exatamente do noroeste, e he ai que entra a "perspectiva 45"
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
se vc ver bem o 45 fica mais pra esquerda do que pra cima.
logo o lado esquerdo (<) do sprite recebera mais luz que o lado de k (>).
acredito eu que seja isso, caso contrario os outros membros do forum o ajudarao.


edit-
e ainda sim usando a imagem do transferidor como base:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
suponhamos que o "rosinha-biba-gay" ali seja o sprite.
o 45 esta a mais para esquerda do que para o noroeste logo seu sprite recebera mais luz nakela area.

POR ESSA VOCES NAO ESPERAVAM NEAH!!
MUAHAHAHAHAAH.
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Mensagem  Andre Dom Abr 17, 2011 3:36 pm

Que isso, gostei MUITO do exemplo!! Tenho certeza que vai ajudar MUITAS pessoas! Parabéns, conquistou 80 gils com essa, rapaz! =D
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Mensagem  henriquegb Dom Abr 17, 2011 3:40 pm

caramb, recebi um elogio do andre,
nao vou nem durmi a noite.
e valeu pelos 80 gils.
-
em funçao disso depois eu he-hosteio as imagens fico um tanto embolado.
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Mensagem  Fernando Dom Abr 17, 2011 8:21 pm

Ha eu sei que vai parecer lerdice.. mais eu ainda não entendi...
O sprite não deveria ficar no eixo ali do transferidor?

Tem como você desenhar os 'raios de luz' aí no transferidor? porque eu realmente ainda não consegui entender.. vlw.
(mal pela demora, mais não tinha visto que você havia editado o post)

(obs: os itens também ficam em perspectiva? oO)

Aqui como eu acho que seja:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
(Raios vindo paralelamente a 45º do 'eixo X' do objeto)
Supondo novamente que os raios venham do sol.

Aqui como eu acho que você imagina que seja:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
(raios vindos do ponto que se encontram no '45º')


Última edição por Gahadux em Dom Abr 17, 2011 8:39 pm, editado 1 vez(es)
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Mensagem  henriquegb Dom Abr 17, 2011 8:26 pm

la vou eu com outro long post.

bom, primeiramente colocamos o "sol" na reta do 45 que seria a perspectiva:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
agora que ja temos no sol reto na perspectiva 45
basta fazermos a logica do trajetos da luz solar:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
a reta Azul : seria a luz mais clara que pega "de primeira no sprite"
a reta vermelha : seria onde a luz pega " de segunda no sprite"
obs: eu nao fiz ali mas o canto inferior direito do sprite fica bem escuro pois e onde a luz quase nao bate e o que bate e refletido pelo chao.
sobre sua pergunta se os items ficam em perspectiva 45.
nao eles nao ficam em perspectiva, mas a luz que chega ate eles estao sim em perspectiva.

lembre-se se nao entender peça novamente.
sinto muito mas meus desenhos sao horriveis.
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Mensagem  henriquegb Dom Abr 17, 2011 8:55 pm

depois que ver deicha um post.
assim que deichar eu excluo este aki.
so pra te mostrar que foi atualizado o topico.
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Mensagem  Fernando Dom Abr 17, 2011 9:19 pm

Eu entendi sim seu desenho desta vez, porém discordo dele... em seu esquema o sol teria que estar muito muito really perto do item e também seria bastante pequeno dada a disposição dos raios..
O que seria impossivel certo? Então como o sol está muito longe do item, os raios que chegam nele são praticamente paralelos (imaginando que o mundo fantástico dele seja pelo menos semelhante a terra). Fazendo assim que toda a superfície do noroeste fique iluminada igualmente,
Acho que fica mais claro que sua logica dos trajetos da luz solar não está completamente correta quando colocamos uma armadura de 96x96 alí, só a base dela estaria iluminada, enquanto acredito que a luminosidade deveria ser independente do tamanho do objeto.

Humm, Novamente acho que o sol deveria ficar a 45º do 'eixo X' do item, que seria a linha ali de baixo que tem o zero.
Eeee.. quanto a luz em perspectiva, entendi o que você disse, mas acho que perspectiva não seja o termo correto para isso (o que me confundiu).

Bom, escrevi de montão.. até suei, lembrando que eu estou dizendo tudo isso baseando-me em que o mundo onde o item está seja 'astronomicamente' semelhante a terra.

Mais uma coisa, Fazer um reflexo no item a partir do chão, seria a mesma coisa que assumir que o item está em uma superfície que reflita algo, aí entra o mesmo problema do AA na parte externa do outline.
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Mensagem  henriquegb Dom Abr 17, 2011 9:38 pm

entao cara, eu nao entendi muito do que vc disse.
mas akele esquema acredito eu que nao esteja errado.
sobre sua questao da armadura ser 96x96, o tamanho maximo para armadura seria 32x32.
e o topo dela deveria ser colocado no eixo.
voce parece nao entender "que o sprite nao fica no 'meio da reguinha do transferidor'"
observe o que esta teoricamente fazendo :
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

sendo que o certo e se posicionar o item/ponto A da seguinte forma
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

e se vc usar sua teoria dos raios pode ver que o mesmo ira acontecer:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

enfim, espero que nao tenha continuado duvidas.
e a posiçao do sprite esta certa xD.
pode-se observar em geometria.

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Mensagem  Fernando Dom Abr 17, 2011 9:55 pm

Bom o posicionamento do sprite no transferidor realmente não importa,
O que importa é que o 45º do transferidor esteja realmente a 45º do objeto, se não o transferidor usado aqui no caso para representar os ângulos não tem propósito algum não é?
Eu realmente não entendo porque o sprite não fica no meio da reguinha do transferidor, já que fora de lá os angulos dele não fazem sentido algum.
Mesmo com o topo da armadura de 96x96 no eixo a luz segundo seu esquema seria totalmente irregular, quando eu saio na rua meu corpo é iluminado por completo pelo sol, não importando meu tamanho ou posição.

OBS: acredito que sprites não tenham tamanho maximo, apenas quando determinados por jogos, como tibia, phobos, GB etc...
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Mensagem  henriquegb Dom Abr 17, 2011 9:59 pm

bom, tentei lhe ensinar mas parece que vc "nao quer aprender o jeito certo"
agora vou deichar a sua escolha fazer o certo ou nao.
tentei sorrow
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Mensagem  Fernando Dom Abr 17, 2011 11:23 pm

Se alguem aí tiver alguma opinião ou alguma teoria.. por favor poste,
principalmente porém não exclusivamente spriters experientes.
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Mensagem  Freddkruguer Seg Abr 18, 2011 11:38 am

Gadahux, eu nao sei se estou certo, mas se vc pensa assim vc pensava igual a mim olha.

se a luz vem do noroeste e a espada está na diagonal, a luz cobriria toda a espada e a luz ficaria igual.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
igual esse exemplo, mas está errado.

pq?

eu imaginei o seguinte, se um kra segura a espada, ele seguraria ela em linha reta para frente, logo o a luz do sol viria do noroeste, fazendo com que o lado Esquerdo fosse mais claro que o direito, penso entao que tudo é so questão de posicionamento, no desenho a espada esta na diagonal, mas nao ker dizer que quando um boneco vá usa-la ele vai usa ela na diagonal.

nao colokei a espada em linha reta, mas assim da pra entender oq aconteceria no jogo.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

ai imagino que desenhamos os itens no jogo conforme a luz afetaria dentro do jogo e nao com a espada parada.


se nao for essa sua duvida so o batmá pra ti ajudar msm.
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Mensagem  henriquegb Seg Abr 18, 2011 6:08 pm

esse foi um otimo exemplo, e tambem acho que estah certo
como vc mesmo disse, se nao deu
SO O BATMAN E O HOBIN
ou a mulher maravilha :D
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Mensagem  Etchebeur Seg Abr 18, 2011 9:34 pm

É por ai mesmo henrique :D
explicou de forma simples e eficaz, parabens ;)
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Mensagem  henriquegb Seg Abr 18, 2011 9:36 pm

eu acredito que para o forum crescer mais ainda
e nescessario ajudar os outros, nem que seja teoricamente
:D
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Mensagem  Vitor Ter Abr 19, 2011 4:10 am

Realmente, pra mim ainda não faz muito sentido isso, e a explicaçao do transferidor foi fail, é claro que se põe o que você quer obviamente no centro do semicirculo que é o transferidor, se não vc não ta medindo os graus certos, pq imagine, o grau de 180º não viria em linha reta da esquerda > e sim viria fazendo diagonal. E ate porque aquele buraco no transferidor é algo desnecessário para o objetivo do transferidor, logo não faria sentido usar aquilo como referencia pra qualquer coisa.
Eu mesmo tenho um transferidor sem aquele buraco, e não muda nada, aquilo só serve pra você segurar/escrever por ali pra ficar mais facil, ou qualquer coisa, não tem função nenhuma na geometria do transferidor. É geometria básica!

Eu ainda não entendo porque os raios de luz não se distribuem iguais, e ainda acho que devem ser distribuidos iguais. Não consigui ver nenhum argumento convicente.
Espero que o Andre possa responder, já que da pra perceber que ele entende bem de matemática e explicaria melhor isso.

E a explicação sobre como o cara seguraria a espada também não faz sentido algum, já que quando vc esta desenhando um sprite de item, ele segue um padrao de posicionamento que todos devem seguir, que não dependeria de nada relacionado a jogo ou a como seria usado o item, se não não faz sentido, só faria se fosse pra desenhar a espada em prespectiva.

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Mensagem  Etchebeur Ter Abr 19, 2011 3:06 pm

como te explicar vitor... não sou bom em matematica sad
Assim, se a luz se destribui igualmente em todas direçoes, por que você tem sombra? por que seu rosto é mais claro que o seu pescoço
e por que a luz nunca cobre nada por completo ( do sol ) ? haha ;D
Eu aprendi que dependendo do material, a luz se comporta diferente! veja por exemplo pano e depois uma lamina, entendeu? Doubt
Sobre o por que de um lado da lamina ser mais claro que o outro, simples, se a luz se desmancha no sprite, vera que a espada tem
seus relevos e etc, logo, o brilho cai para um lado...aiai tou me enrolando, enfim, é porque você não esta de ponta cabeça jogando
dai as luzes tendem a ficar na sua frente King
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Mensagem  Fernando Ter Abr 19, 2011 3:57 pm

A questão aqui é sobre os lados direito e esquerdo da espada, que deveriam ser atingidos no mesmo nível, já que o relevo dos dois lado é o mesmo.

henriquegb escreveu:bom, tentei lhe ensinar mas parece que vc "nao quer aprender o jeito certo"
agora vou deichar a sua escolha fazer o certo ou nao.
tentei sorrow

Como assim o jeito certo? sua explicação não foi satisfatória, como pode ser o jeito certo se todos os 'fatos' indicam o contrário.

@Fredd
Sua explicação até faz um sentido, mas aí todos os sprites do tibia deveriam ser feitos partindo desse principio, de estarem sendo usados por alguem em tal posição definida.
Se fosse assim eu poderia fazer um sombreamento do jeito que eu quisesse, só alegando que o item está em tal posição

@Vitor
ISSO!!
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Mensagem  Arthur Ter Abr 19, 2011 4:30 pm

@Gaha
A iluminaçao pode ser variada a qualquer tipo
irei explicar o porque:
uma sword pode estar manisfestada em varias partes
imagine que você segura 1 sword com a mão esquerda
concerteza ela tera a iluminaçao igual
agora se voce a segura com a direita
concerteza ela so tera mais brilhos em algumas partes
entao se a lamina se emxer 1 cm a iluminaçao mudara
por isso n existe essas coisas de iluminaçao igual
a iluminaçao pode ser feita de varias maneiras ...

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Mensagem  Vitor Ter Abr 19, 2011 4:50 pm

Pra mim ainda não faz sentido algum.
Cara, não tem essa de segurar a lâmina nem nada, o que estamos falando é de um sprite que tem um posicionamento bem específico, e a luz vem de uma forma bem "certinha", e como é luz solar, ela vem paralela.
E sim Etch, você falou coisas que fazem sentido, em relação ao tecido e tal, mas ainda assim isso nao justifica pra mim porque TODAS AS ESPADAS teriam que ter o lado mais claro o esquerdo. Cara , a luz vem CERTINHO a 45º da espada, a espada tem uma lamina de metal que se divide ao meio EXATAMENTE no lugar daonde o sol vem.
O sol vem PARALELO, logo, nao existiria como a luz só cair pra um lado, ela vem paralelamente a 45º, logo os mesmos raios que batem no lado esquerdo bateriam no direito, da mesma maneira ! Haveria sombra na guarda da espada, porque uma superficie da guarda nao seria atingida opr essa luz, devido ao relevo da guarda, e o cabo teria uma pequena sombra no inicio devido a guarda estar bem na frente dele na prespectiva 45º, e depois teria o meio iluminado e os lados escurecidos igualmente, devido ao relevo também.
A única coisa que faz sentido pra mim pra todas terem o lado esquerdo mais claro seria se a luz nao viesse a 45º e sim a 40º ou por ai.
Na verdade, se a luz viesse a 44,5º, isso ja faria mais sentido, mas cara mesmo assim, como ela vem EXATAMENTE a 45º, não faz sentido a luz cair pra um "lado".
E é óbvio que eu to falando de sprites de apontam pra luz.
Sprites que apontam pra lá >, como por exemplo: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] , tem o lado esquerdo iluminado de uma forma UNIFORME , tanto no cabo como na espada, e isso é uma prova clara de que a luz vem paralelamente e nao fica de desviando pra canto nenhum, e a sombra projetada é devido ao relevo da lamina e do cabo/etc e o outro lado nao pegar luz direta.

EDIT:
AHH, acabei de ver algo que vai contra o que eu falo, mas isso é bom !
Eu não to aqui tentando convencer que eu to certo, eu to aqui querendo tirar minhas dúvidas, porque eu sei que eu provavelmente eu estou errado, ja que diversos artistas profissionais, como os da CIP, fazem os sprites daquele jeito, mas ainda há chance de eu estar certo mesmo assim.

Eu achei esse sprite [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]. E nele, a iluminação da lâmina é na direita, o que faria sentido o que o Etch falou, que acaba caindo pra um lado, e que como eu falei não seria certo todas cairam pro esquerdo, e como essa caiu pro direito, mostra que a teoria dele pode estar certa. Mas, nesse caso, não entenderia porque os spriters sempre adotam esse padrão de cair pro esquerdo, já que isso seria escolha de quem esta fazendo o sprite!
Ainda sim espero respostas quanto a isso, pra mim ainda não faz muito sentido e ainda acho que a CIP e quase todo mundo errou rs


Última edição por Vitor em Ter Abr 19, 2011 5:07 pm, editado 1 vez(es)

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Mensagem  Lucas Flores Ter Abr 19, 2011 5:03 pm

Bem, o lado onde a luz bate vária, agora me diga, você acha bonita uma espada em gradiente?
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Mensagem  Vitor Ter Abr 19, 2011 5:14 pm

A espada não precisa ser em gradiente ja que o metal não é perfeitamente liso e polido e tal, entao ela vai ter partes que podem brilhar mais etc essas coisas, entao da pra fazer, mas desde que faça os dois lados parecidos na iluminação, e nao um bem mais escuro que o outro.
E a questão não é um sprite ficar bonito, porque se fosse assim nego pegaria a iluminação do canto que quiser, só pra deixar mais bonito. A questão é seguir um padrão de iluminação proposto, e ficar fugindo do padrão do nada não faz sentido.
Claro que o spriter pode fazer do jeito que ele quiser, ja que ele nao tem obrigação de seguir padrao algum, mas quando vc chega e assume que seus sprites têm luz a 45º e tal, é sem sentido ficar variando a luz.

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